FRUTA DO MILAGRE

                                           
                                                           Foto: ADHEMAR GOMES

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO
 FRUTA DO MILAGRE, MIRACULINA OU CEREJA MIRACULOSA. Essas nomes tem origem na curiosa proteína “miraculina” que esse fruto contem, fazendo que o nosso paladar seja enganado por 30 a 60 minutos e sentido tudo doce e saboroso, mesmo que a fruta ou o alimento tenha sabor acido e azedo.

Origem: nativa das matas de galeria dos rios da África tropical e subtropical. Foi introduzida no Brasil entre os anos de 2.006 a 2.008.

Dicas para cultivo
 É planta de crescimento lento, mais adapta-se a diversas condições climáticas. Pode ser cultivada desde o nível do mar até os 1.000 m de altitude em terrenos de consistência arenosa ou latossolos (terra vermelha ou amarelada) que tenha ótima drenagem da água das chuvas. É resistente a geadas com até - 3 graus negativos e a secas de até 5 meses sem chuva. Aprecia terrenos profundos e com pH acido de 4,6 a 5,7. Pode ser cultivada em vasos e começa a frutificar com 1,5 a 3 anos, a depender do clima, solo e praticas culturais.

Usos
 Frutifica de Dezembro a Abril. Os frutos podem ser consumidos in-natura mais os mesmos não tem um sabor especial ou marcante. Porém ao chupar 1 ou 2 frutos bem madurinhos, você pode chupar um limão bem azedo, comer uma cebola ou tomar uma limonada sem açúcar sem fazer careta. Os frutos também podem ser congelados individualmente numa forma e depois guadados em frascos no congelador e daí todo dia você usa um ou 2 frutos para adoçar seu café (não precisa de açúcar). Essa Frutinha é sem duvida ótima para diabéticos e para outras pessoas que tem uma dieta restrita. Também pode ser cultivada como ornamental.




Comentários

Postagens mais visitadas