2 variedades de Uvaia pyriformis


Uvaia - Eugenia pyriformis
Características
    Está árvore tem altura entre 6 e 13 metros, com tronco único ou em forquilha, que se descasca. Soma-se a isso, apresenta folhas simples e flores brancas, miudinhas e delicadas. A copa é densa e arredondada.
    O fruto da uvaia, amarelo-ouro, só de olhar já abre o apetite, tamanho é o apelo de sua aparência. Tanto que a fruta é considerada uma das mais perfumadas e saborosas da Mata atlântica.
    Rica em vitamina C (cerca de 4 vezes mais do que a laranja), o seu nome deriva do tupi ubaia ou ybá-ia, e quer dizer fruto azedo. Mas seu aroma é suave e muito agradável. Não é à toa que é evidamente apreciada por pássaros e muito comum em pomares do Sudeste e Sul do País. Em função desta preferência, inclusive é usada em reflorestamentos destinados à recomposição de áreas degradadas, pois traz, atrás de si, uma fauna de aves e outros animais. Normalmente os frutos são recolhidos do chão após a queda espontânia.
    A pena é que é ausente do mercado por razões quase técnicas: o fruto amassa, oxida e resseca facilmente, o que praticamente inviabiliza a sua comercialização.

Época de frutificação e florada
Floresce em duas épocas destintas: nos meses de agosto e setembro, e no extremo Sul do Brasil, entre novembro e dezembro.

Cultivo
Para obter as sementes é preciso despolpar a fruta manualmente em água corrente. Isto posto, elas devem ser secadas à sombra. Mas a sua viabilidade é pequena (algo em torno de  60 dias). O desenvolvimento da uvaia no campo também é lento. Ela cresce dois metros em dois anos.

Aves mais atraídas pela planta
Sanhaços, sabiás, saíras, tuins, papagaios, periquitos entre outros...

Ocorrência natural 
Nativa da Mata Atlântica, no Brasil. Ocorre do Sul de Minas Gerais até Rio Grande do Sul, na floresta semidecídua do planalto e da bacia do rio Paraná. Mas sua ocorrência se concentra no Estado de São Paulo.

Referências
 * Terra da gente - disponível em  Terra da Gente 

Comentários

Postagens mais visitadas